quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Obra de Lovecraft

Caricatura de H.P. Lovecraft


     H.P. Lovecraft foi um escritor norte americano celebrizado por obras de fantasia e terror. Suas obras literárias eram voltadas para o horror, com a finalidade de perturbar o leitor, após atraí-lo para a atmosfera, ao ambiente daquilo que lê. Ao longo de sua vida Lovecraft escreveu vários contos, muitos deles inspirados diretamente por seus constantes pesadelos, o que contribuiu para a criação de uma obra marcada pelo subconsciente e pelo simbolismo.
Edgar Alan Poe
     Uma de suas maiores influências foi Edgar Alan Poe, por quem Lovecraft nutria profunda afeição. Além do horror, Lovecraft introduzia elementos da literatura fantástica e da ficção científica em suas obras. No caso de O Chamado de Cthulhu, por exemplo, havia seres extras dimensionais tão poderosos que eram ou podiam ser considerados deuses, e que reinaram sobre a Terra milhões de anos atrás. Entre outras coisas, alguns dos seres teriam sido os responsáveis pela criação da raça humana e teriam uma intervenção direta em toda a história do universo.
A gigantesca cidade R’lyeh
     Um breve resumo do que era o Cthulhu:    Origem do nome: Deterioração pelos gregos da palavra árabe Khadhulu, que significa “aquele que abandona”. No Alcorão existe a seguinte passagem: 25:29 - “Para a Humanidade Satã é Khadulu”.    O mais conhecido dos Great Old Ones e das criações de Lovecraft é Cthulhu um ser gigantesco e vagamente humanoide, com asas e tentáculos de polvo na boca. Chegou à terra milhões de anos antes do aparecimento do homem e povoou-a com a sua raça de Deep Ones, seres humanoides anfíbios. Construiu a gigantesca cidade de R’lyeh, onde é hoje o oceano pacífico sul. Daí comandou o seu império, até ao dia em que as estrelas atingiram um alinhamento que o obrigou a entrar em letargia. Cthulhu dorme na sua cidade entretanto submersa por água, aguardando o dia em que a posição das estrelas lhe permita voltar à vida e de novo reinar sobre a Terra. Cthulhu é capaz de comunicar por sonhos enquanto dorme, influenciando alguns seres humanos mais sensíveis durante o sono. Diversos cultos tentam apressar o seu regresso, mas ele próprio não parece ter muita pressa. Especula-se que esta longa hibernação seja uma característica normal do seu estranho ciclo biológico.


Cthulhu - é pronunciado comumente como "kuh-THOO-loo" (em português soa algo como "ku-thu-lu")
Livro: O Caso de Charles Dexter Ward









     




Lovecraft era conservador e anglófilo – amante dos costumes ingleses – sendo assim utilizava ortografia e vocábulos marcadamente britânicos. Em O Caso de Charles Dexter Ward, muitos contos que contêm referências a personagens e estabelecimentos comerciais existentes na Inglaterra, entre os séculos XVII e XVIII.




  


Exemplar fictício do Necronomicon
 Muitas influências das obras de Lovecraft são encontradas hoje em dia por bandas de rock e metal como, por exemplo, a banda Metálica com sua faixa instrumental intitulada The Call Of Ktulu - notadamente uma homenagem ao seu mais famoso conto. A banda Nox Arcana possui um álbum chamado Necronomicom, nome também de um livro fictício criado por Lovecraft contendo os "mitos de cthulhu". Outras referências ao autor são encontradas em animes, histórias em quadrinhos, seriados de TV e até mesmo jogos eletrônicos, como por exemplo, o jogo Call of Cthulhu-Dark Corners of The Earth, lançado em 2005 para computadores, o jogo contém um terror psicológico baseado na mitologia lovecraftiana.